Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Guarabira Paraiba

Guarabira é um município brasileiro localizado no estado da Paraíba. Seu nome, de origem tupi, significa "morada das garças", é uma das cidades mais populosas do estado.

Situa-se a 98 quilômetros da capital João Pessoa, a 100 quilômetros de Campina Grande, maior cidade do interior paraibano; a 198 quilômetros de Natal, a capital do Rio Grande do Norte; e a menos de 250 quilômetros do Recife, a capital de Pernambuco.

Comércio
O município de Guarabira tem um comércio muito dinâmico. Geograficamente o município está localizada em uma região em que polariza mais de 30 cidades, todas tendo um forte vínculo com o município, que conta com grandes redes de lojas vindas da Capital, bem como de outros grandes centros do País. Visando este fortalecimento do comércio, em 2011 uma grande exposição começou a fazer parte do calendário de negócios da região, a ExpoBrejo traz todas as tendências de negócios e a capacidade do comércio de Guarabira e Região.

Indústria
Além da economia baseada no comércio, o setor industrial tem apresentado grande desenvolvimento nos últimos anos.

Turismo
A Festa da Luz, que ocorre todo mês de Janeiro, traz milhares de pessoas de outras cidades estados, com atrações de renome nacional, com artistas da terra e espaços temáticos, como o Pilõezinhos e o Cuitegí, onde os participantes ficam da tarde até a noite se divertindo e comendo pratos típicos da região.

Transportes
Guarabira está situada em um entroncamento de 05 rodovias estaduais paraibanas, encontrando-se em uma localização estratégica, situada a 98 km da capital João Pessoa, 100 km de Campina Grande, 199 km do Recife, 145 km de Natal e 224 km de Caruaru. Não possui rodovias federais.

Nenhum comentário: